sexta-feira , 24 março 2017
Home / Passageiros / Alta Velocidade / Siemens apresenta nova geração do ICE

Siemens apresenta nova geração do ICE

A alemã Siemens AG apresentou esta semana a nova geração dos trens de alta velocidade ICE para o mundo. O material rodante com tecnologia de ponta fará parte da frota da Deutsche Bahn, a maior operadora ferroviária da Europa.

De acordo com Rüdiger Grube, atual CEO da operadora, os ICE 4 vieram no momento certo, e serão a referência para o transporte de alta velocidade das próximas gerações.

“Pretendemos expandir nossos serviços ferroviários de alta velocidade em até 25% até 2030, conectando mais cidades e regiões”, comentou o executivo.

Os ICE 4 dispõem de assentos ergonômicos, maior espaço para acomodação de bagagem, um elegante carro restaurante e um inovador sistema de iluminação que providenciará uma melhor experiência de viagem para o usuário. É também o primeiro modelo do ICE que permite o transporte de bicicletas.

Na parte técnica, os ICE 4 possuem um novo sistema de tração, um consumo de energia 22 % menor (se comparado com um trem ICE 1 modernizado) e maior conforto aos passageiros. Os trens também estão sendo produzidos conforme o cronograma, graças à parceria da Siemens com a DB.

Os ICE 4 trafegarão a 250 km por hora e possuem 346 metros de comprimento, com 12 carros. São 830 assentos, sendo 205 para a primeira classe e 625 de segunda classe. Os passageiros de ambas as classes terão acesso à conexão WiFi e telefonia.

A DB encomendou 300 trens ICE 4, e as 130 primeiras composições já foram solicitadas para entrega, conforme o acordo assinado com a Siemens em maio de 2011. A operadora alemã investiu 5,3 bilhões de euros, o maior de sua história na compra de material rodante.