Rumo retoma transporte ferroviário no MS

0
203
views

A operadora de carga Rumo Logística retomou a pouco menos de dois meses o transporte ferroviário no Mato Grosso do Sul. As informações são do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, dizendo que houve uma intervenção da ANTT no processo.

Entretanto, devido as condições da via permanente, o transporte está sendo realizado de maneira precária. Existe uma necessidade de trocar pelo menos 55% de dormentes, manutenção dos trilhos, etc.

A empresa possui contrato com a Fibria para o transporte de celulose entre Três Lagoas para o Porto de Santos, em SP, em caráter de exportação; com a mineradora Vale, do morro para o Porto Esperança, trecho de 70 quilômetros, e com a Arcelor Mittal, uma das maiores siderúrgicas do mundo, no trecho de Bauru (SP) a Corumbá.

A Rumo também é a primeira operadora ferroviária de carga na fila para a renovação antecipada dos contratos de concessão do governo federal, por mais 30 anos. Caso seja efetivamente renovado, a empresa investirá cerca de R$ 4 bilhões em sua frota e malha, reaquecendo a indústria local.