segunda-feira , 24 abril 2017
Home / Passageiros / Metrô / Pezão e Crivella cogitam expandir o metrô

Pezão e Crivella cogitam expandir o metrô

O prefeito eleito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, fez a primeira reunião no início de janeiro com o governador do estado, Luiz Fernando Pezão, para discutir uma possível expansão do metrô carioca e a transformação de áreas degradadas em parques urbanos.

O projeto, intitulado Operação Urbana Consorciada, foi elaborado pelo urbanista Sergio Dias, e visa a geração de receita adicionais com melhorias a serem adotadas na cidade.

Dias fez uma apresentação sobre o tema para os participantes da reunião, entre eles a presidente da RioTrilhos, Tatiana Carius, o subsecretário de Estado de Transportes, Oswaldo Dreux, e o vice-prefeito e secretário municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell.

De acordo com o urbanista, a Operação Urbana Consorciada prevê um melhor aproveitamento do potencial imobiliário das regiões da cidade, mediante parcerias em PPP, com a geração de certificados de potencial adicional de construção (CEPACs), a exemplo da operação urbana no Porto do Rio.

O programa abrange diversas áreas da cidade, entre elas o centro, com a Avenida Presidente Vargas, a Zona Norte, com o Méier, a Zona Oeste, com Barra da Tijuca e Jacarepaguá, sem causar nenhuma agressão urbanística.

A cidade do Rio de Janeiro fez ao longo dos últimos cinco anos grandes investimentos no metrô e na SuperVia, com a compra de novos e modernos trens, melhorias no sistema, na via férrea, telecomunicações, sinalização, etc. Ainda inaugurou para os Jogos Olímpicos a Linha 4-Amarela, que hoje opera com sucesso, e o VLT Carioca.