Operadoras transportaram 2,92 bilhões de pessoas em 2015

0
156
views

O setor metro ferroviário brasileiro cresce timidamente a cada ano. Em 2015, por exemplo, todas as operadoras transportaram 2,92 bilhões de pessoas, apenas 1.7% a mais do que o conquistado em 2014 (2,87 bilhões). A média de passageiros transportadas diariamente também apresentou sutil crescimento ante 2014, chegando aos 9.9 milhões de usuários/dia.

Os dados foram divulgados no início de junho pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), sediada em Brasília e considerada a principal representante do setor metro ferroviário brasileiro.

A expansão da malha registrou ampliação de 10.4 km, número três vezes menor do que o crescimento visto em 2014, graças à Copa do Mundo de Futebol. O Brasil hoje possui 1.012 km em trilhos urbanos, apresentando crescimento de 1%, número notavelmente pequeno para um país continental.

O governo da Bahia concluiu, em 2015, a construção da Linha 1 do metrô de Salvador, hoje operado pelo Grupo CCR. Já em São Paulo, o governo Geraldo Alckmin concluiu o primeiro trecho do VLT da Baixada Santista, no litoral. Ambas as linhas entraram em operação comercial desde janeiro de 2016.

A ANPTrilhos registrou em seu relatório que, apesar do baixo crescimento, 2016 pode ser um dos melhores períodos para a expansão dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos.

No último dia 5, a prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou o esperado VLT de Porto Maravilha. Também estão previstos para este ano a inauguração da Linha 4 do metrô carioca e a extensão do VLT de Santos, além da primeira fase da Linha 2 do metrô baiano. Todos os projetos somam 50,2 km em novas linhas.

Os quatro sistemas citados serão responsáveis pela maior expansão da rede metro ferroviária brasileira dos últimos 20 anos, contribuindo para o transporte urbano e promovendo a mobilidade rápida, segura e sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here