Grupo asiático formaliza proposta para aquisição da Linha 6 – Laranja

0
217
views

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) de São Paulo anunciou esta semana que recebeu uma proposta formal para a aquisição dos ativos da Linha 6 – Laranja do metrô de São Paulo. Atualmente, o projeto está com as obras paralisadas desde setembro do ano passado devido às dificuldades de financiamento com o BNDES, alegadas pelo consórcio Move São Paulo.

O grupo chinês é formado pelas empresas China Railway Capital Co. Ltd. e China Railway First Group Ltd., e se associará a um grupo de investidores japoneses liderados pela Mitsui para assumir integralmente o contrato de concessão da linha 6.

As empresas solicitaram prazo de 90 dias para apresentação de todos os documentos necessários para a transferência da concessão, tais como garantias para empréstimos de longo prazo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estruturação financeira, documentação societária e atestado de competência técnica.

O contrato deve ser assinado ao fim desse período e a previsão é de que as obras possam ser retomadas em janeiro de 2018.

Nos bastidores do mercado, a aquisição da Linha 6 já vinha sendo esperada por grupos espanhóis. Entretanto, na 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, o secretário dos transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, alertou que os asiáticos seriam os arrematadores e ficariam com toda a concessão.

“Estamos muito satisfeitos com o êxito dessa negociação, com a perspectiva de retomar em breve as obras de implantação dessa linha de vital importância para a melhoria da mobilidade e da qualidade de vida, especialmente dos moradores das zona Norte e Oeste de São Paulo e de milhares de universitários das muitas instituições de ensino localizadas próximas ao trajeto”, afirma o secretário Clodoaldo Pelissioni.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here