Governo paulista apresenta projetos de PPP para outros estados

0
339
views
Estação Brooklin da Linha 5-Lilás. Foto: Divulgação

O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, autorizou no início de agosto uma parceria técnica para a troca de experiências com municípios e os demais estados da federação referente aos projetos de PPP vivenciados em sua gestão.

Apesar da crise econômica no País, o estado de São Paulo conseguiu atrair investimentos de grande porte, gerando renda e emprego para a população. Dentre estes projetos, são mencionados a PPP da Linha 4 – Amarela, considerado um benchmark ferroviário global, e a extensão da Linha 5 – Lilás, ambas do metrô de São Paulo.

Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, um acordo de parceria técnica para experiências em PPP. Foto: Divulgação

“Só a Linha 5 do Metrô tem 5.400 trabalhadores nos seis lotes. O Rodoanel tem 4.300 empregos diretos”, destacou Alckmin sobre investimentos em construção civil, infraestrutura logística serem grandes geradores de empregos e áreas de interesse de parceria com a inciativa privada.

Os participantes do seminário “Missão Técnica para Concessões e PPP” assinaram protocolo de intenções que, na prática, permite que gestores públicos de diferentes instâncias façam intercâmbio de informações com o Estado de São Paulo para desenvolver projetos que efetivamente possam render boas parcerias com o setor privado.

“A gente sempre trocou experiências com outros gestores, mas agora estamos fazendo isso de uma forma institucionalizada para gerar e arquivar esse conhecimento, para fazermos parcerias cada vez melhores no país”, avalia Karla Bertocco Trindade, subsecretária de Parcerias e Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo.

PPP em São Paulo

O governo paulista, por intermédio da Secretaria de Transportes Metropolitanos, tem a intenção de privatizar a operação e manutenção de todas as futuras linhas ferroviárias que cortam a Grande São Paulo. São elas: Linha 6-Laranja, Linha 17-Ouro, Linha 13-Jade (CPTM), Linha 20-Branca, etc.

Até então, as linhas operadas e mantidas pelo estado são: Linha 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 7-Rubi, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Rubi e 12-Safira. A Linha 8-Diamante, é apenas uma PPP de manutenção, comandada pela espanhola CAF. A Linha 5-Lilás, que atualmente vai do Capão Redondo a Adolfo Pinheiro e futuramente chegará na estação Santa Cruz, da Linha 1, ainda é operada e mantida pelo estado, mas existem planos para privatização do sistema.