domingo , 28 maio 2017
Home / Carga / Concessão da Rumo será discutida essa semana

Concessão da Rumo será discutida essa semana

A renovação dos contratos vigentes das ferrovias de carga, assunto mais aguardado pelo mercado ferroviário brasileiro, está em pauta esta semana em Brasília e São Paulo. Em específico, a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) discute o tema em uma audiência pública sobre a Rumo Logística, do grupo Cosan.

Existem alguns entraves em Mato Grosso do Sul, onde a operadora vem cortando investimentos e fechando unidades. Segundo representantes do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários, a Rumo não cumpre o que é acordado em papel, privilegia a operadora paranaense Ferronorte e desviou cerca de 2 mil vagões graneleiros e 95 locomotivas da malha oeste em Mato Grosso do Sul para outras ferrovias.

O governo do estado admite que não é contra a renovação dos contratos pelo período de 30 anos, como almeja a Rumo, desde que haja um cronograma de investimentos.

A Rumo afirma que está investindo na recuperação da malha ferroviária em Mato Grosso do Sul. Porém, para a garantia do investimento, é preciso a ampliação do prazo de concessão para ter o retorno do dinheiro injetado nas obras necessárias.

A audiência pública sobre a concessão ferroviária da Rumo Logística acontece amanhã, em São Paulo, no Hotel Meliá Paulista Business and Convention Center, das 14h às 18h, e no próximo dia 26, em Brasília, no Auditório Eliseu Resende do Edifício Sede da ANTT.