Bahia realiza audiência pública do VLT

0
87
views
Impressão artística do futuro VLT de Salvador. Foto: SEDUR

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (SEDUR) realiza no próximo dia 20 uma audiência pública para discutir a implantação da linha de VLT com 18,5 km de extensão e 21 estações para a cidade de Salvador. O evento é aberto ao público e acontece em Paripe, no Colégio Estadual Almirante Barroso.

Já está definida a modelagem PPP para o projeto. De caráter consultivo, a audiência tem o objetivo de esclarecer dúvidas e recolher sugestões para o processo licitatório.

O novo VLT substituirá o atual sistema de trens de subúrbio de Salvador, reaproveitando o trajeto. As dez estações em funcionamento serão desativadas e reaproveitadas para prestação de outros serviços à comunidade, como postos da Polícia Militar e centros de atendimento.

O governo prevê o início das obras em até 90 dias após a assinatura do contrato, com prazo para conclusão de 36 meses. Estão previstas intervenções em duas fases: a primeira, entre o Comércio e Plataforma, tem 9,4 km; a segunda, entre Plataforma e São Luiz, tem 9 km.

O valor estimado para o novo VLT é de R$ 1,5 bilhão, que fará integração com as linhas 1 e 2 do metrô e com o BRT metropolitano.

A velocidade comercial da linha será de 25 km/h, com velocidade máxima de 70 km por hora. As viagens terão um intervalo de 10 minutos entre Comércio e Paripe, e headways de 20 minutos entre Paripe e São Luis. O tempo de deslocamento entre as estações do terminal será de 40 minutos. A demanda estimada da linha é de 92.800 usuários por dia.

A documentação do projeto pode ser acessada neste link.