sexta-feira , 24 março 2017
Home / Carga / Apoio unanime para o adiantamento da concessão da Rumo

Apoio unanime para o adiantamento da concessão da Rumo

Na primeira audiência pública ocorrida no último dia 24 em São Paulo, que discutia o adiantamento da renovação para a concessão da malha paulista à operadora Rumo Logística, foi aprovada de maneira unanime.

Em um evento bem concorrido, o executivo Alexandre Porto, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizou detalhada explanação sobre a concessão, identificando trechos inoperantes e outros com estado de conservação desfavorável.

A operadora Rumo Logística deverá desembolsar cerca de R$ 4,7 bilhões de reais em investimentos na malha, compra de material rodante, renovação da frota e, principalmente, em novos sistemas de sinalização, perfil de trilho, infraestrutura, etc., o que deve reaquecer a indústria ferroviária nacional de carga ainda este ano.

A meta, de acordo com a ANTT, é que as ferrovias transportem 75 milhões de toneladas até 2023. Atualmente, são transportados 35 milhões de toneladas.

A malha paulista é uma das principais vias de escoamento da produção do agronegócio nacional, ligando o Centro-Oeste ao Porto de Santos. De acordo com os estudos da ANTT, o trecho se encontra saturado.