AmstedMaxion anuncia fusão com Greenbrier e Amsted Rail

0
31
views
Estande da Greenbrier Maxion no NT Expo 2016. Foto: Gustavo Ferrari

A AmstedMaxion, considerada uma das principais fornecedoras de vagões de carga na América Latina, anunciou em novembro a sua fusão com as norte-americanas Greenbrier e Amsted Rail. Batizada de Greenbrier Maxion, a nova empresa já é considerada a maior operação ferroviária da América do Sul, com referência e liderança mundiais.

A base de operação continua sediada em Hortolândia, no interior de São Paulo. A joint-venture é formada entre a brasileira Iochpe-Maxion (40,25%) e as norte-americanas Amsted Rail (40,25%) e Greenbrier (19,5%).

A Greenbrier Maxion chega ao mercado ferroviário latino-americano para oferecer toda a expertise na fabricação de vagões, somados com todo o know-how de leasing e serviços da Greenbrier e componentes da Amsted Rail.

A planta de fundição da antiga Amsted Maxion localizada em Cruzeiro, também no interior do estado paulista, é formada a partir de uma joint venture entre a brasileira Iochpe-Maxion (40,25%) e as norte-americanas Amsted Rail (40,25%) e Greenbrier (19,5%). Lá, são produzidas rodas ferroviárias, fundidos ferroviários para truques, sistemas de choque e tração e fundidos industriais para os setores de máquinas, equipamentos de construção civil, mineração e sucroalcooleiro.

Os principais clientes no Brasil continuam sendo as operadoras ferroviárias de carga, como Rumo Logística, Vale, VLI Logística e MRS Logística. A Greenbrier Maxion pretende também atuar com mais intensidade nos outros sistemas latino-americanos, como Chile e Argentina.