sexta-feira , 24 março 2017
Home / Passageiros / Alckmin entrega mais um trem para Linha 7-Rubi

Alckmin entrega mais um trem para Linha 7-Rubi

O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, entregou no último dia 30 de dezembro mais uma composição para a Linha 7 – Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Este é o oitavo trem de um lote de 65 adquiridos pela operadora paulista. Para a Linha 7, especificamente, é o sexto entregue.

O governo estima que as entregas para este trecho devem perdurar até o final de 2018, com 19 novas composições. A Linha 7 é a maior da CPTM, com 60,5 quilômetros de extensão, e faz o trajeto entre a estação da Luz, Francisco Morato e Jundiaí.

O trecho entre Luz e Francisco Morato transporta em média 400 mil usuários por dia útil. Somada à extensão entre Francisco Morato e Jundiaí, a Linha 7-Rubi alcança a marca de 430 mil passageiros transportados.

Em agosto, dois trens deste lote entraram em operação no serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases).

Interior dos novos trens da CAF para a Linha 7 da CPTM. Créditos: Divulgação

Os novos trens, produzidos pela espanhola CAF, dispõem de tudo o que há de mais moderno em tecnologia metroferroviária: passagem livre entre os carros, acesso para pessoas com mobilidade reduzida, ar condicionado, monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Os trens remanescentes deste lote serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação após a realização de testes, que são feitos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização ferroviária em oficinas e em vias operacionais.